quarta-feira, 4 de abril de 2012

Arquiteto Preferido

FLANK LLOYD WRIGTH



Estadunidense, nasceu em 8 de Junho de 1867, Richland Center, Wisconsin e morreu em 9 de abril de 1959 (91 anos), Phoenix Arizona.
Filho de uma professora e de um pai músico e pastor, começou a trabalhar para o reitor do departamento de engenharia da universidade de Winsconsin, onde cursou dois semestres de engenharia civil. Foi assistente de projetos do arquiteto Joseph Lyman Silsbee e supervisionou a construção de uma capela. Viveu em Madson dos 11 aos 20 anos, quando foi para Chicago.
Em 1888 conseguiu emprego de projetista na Adler & Sullivan onde trabalhou por seis anos com Louis Sullivan, da Escola de Chicago, um dos pioneiros em arranha-céus. Aos 22 anos, casou-se com Catherine Tobin, com quem teve seis filhos, e construiu uma casa no subúrbio de Chicago, que ficou conhecida como Casa e Estúdio de Frank Lloyd Wright.

OS Projetos

Casa da cascata


Croqui da Casa da cascata.

A Casa da Cascata representa um marco na arquitetura moderna e Wrigth foi o precursor. A casa foi erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se dos elementos naturais presentes, como as pedras, a vegetação e a agua, como constituintes da composição arquitetonica. Assim como varias outras obras Wrigth, foi construída com materiais experimentais para a época. Atualmente a casa funciona como ponto turístico, poque mesmo tão bonita e inovadora ela possui um serio problema com a acústica, afinal a água faz parte da edificação.

 Museu Guggenheim

Sua construção se iniciou em 956, sendo concluido tres anos mais tarde. As especificações impostas por Solomon Robert Guggenheim a Wrigth foram bastante dificeis de transpor em termos arquitetonicos. Ele não poderia ser de forma alguma comparado com qualquer outro museu ja existente. É a solução encontrada por Frank foi unica e que remete as ideias arquitetônicas visionarias do inicio do seculo XX, correspondendo a uma linguagem abstrata dos quadros de alberga.
O partido arquitetônico adotado da obra privilegia a utilização de formas geométricas puras, ou melhor, que tem a origem nas formas puras( o cilindro, o tronco de cone, o troco de prima, o polígono de três lados) e orgânicas. Tais elementos estão presentes em todos os momentos no edifício, seja definido a espacialidade de um ambiente ou através dos detalhes construtivos, que fazem relacionar o edifício como um todo.



Corte esquemático do Museu

Vista interna do Museu

Existe muitas obras do renomado arquiteto Wrigth, mais essas duas possuem mais destaque em sua carreira. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário