Nosso arquiteto de hoje nasceu em Osaca, Japão em 13 de setembro de 1941. Foi professor da Universidade de Tókio e por mais incrível que pareça ele NÃO se formou em arquitetura.
Tadao Ando foi caminhoneiro, boxeador, e por conta própria começou a estudar arquitetura.
Em 1969 ele funda a Tadao Ando Architects & Associates, trabalhando em sua cidade natal.
O premio Pritzker chegou em 1995. Pois é e nem se formou hein ! Ele não gostava das aulas, preferia sair aprender com "mundo", observando outras construções, e viajou bastante também pela Europa e America estudando a cultura e as edificações claro.
Aos 15 anos Ando comprou um livro de Le Cobusier e foi a curiosidade de como esse arquiteto chegava a seus traços que impulsionou Ando a buscar sua propria forma de "Projetar", o desejo de "Criar". Além de Le Cobusier, Ando também foi influenciado por Mies Van der Rohe, Alvar Aalto, Louis Khan e Frank Lloyd Wright.
Tadao Ando estabeleceu sua forma de projetar em 3 princípios básicos : as pessoas, a ordem e as força emotiva.
Obras:
Church on the Water, Japão
Church of the Light, Japão
Rokko Residential Conjunction, Japão
Azuma House, Japão
Modern Art Museum of Fort Worth, USA
Armani World Headquarters, Italia
Water Temple, Japão
Awaji Yumebutai, Japão
Numa analise bem rápida (e superficial) podemos dizer que Tadao Ando é o arquiteto da Luz, da água do concreto e do verde.
Uma pequena confissão, Tadao Ando é um arquitetos que me fizeram amar a arquitetura, tenho por ele o mesmo sentimento que ele teve por Le Cobusier. Aquele pergunta: Como ele consegue?? Adoro!!

Tadao Ando.