Uma nova onda começou a se instalar no mundo da arquitetura, o transformação de antigos presídios em hotéis. Atualmente existem vários prédios nesse tipo de classificação mais vamos conhecer apenas 3 no momento, o Hotel Liberty em Boston, o Malmaison na Inglaterra e o Het Arresthuis na Holanda. As suítes são as próprias celas, que sofreram apenas modificações decorativas e luxuosas (obvio). Nas áreas comuns aos presos passou a funcionar os lounges, spa e bares. Os hotéis são simplesmente incríveis, belíssimos e a decoração faz o aspecto de cadeia simplesmente desaparecer.
Esse é o Het Arresthuis na Holanda:
A cadeia foi construída em 1863 e foi desativa em 2007. A empresa de hotéis que possui seus próprios arquitetos,Van der Valk, adquiriu o prédio e o reabriu com cerca de 40 suítes ocupando o espaço de 106 celas originais.
O Malmaison em Oxford no Reino Unido:
Esse presidio foi fechado em 1996 e reformado para se tornar um complexo de lojas e um hotel de luxo.
O Hotel Liberty em Boston:
Esse prédio localizado em Boston esta classificado com um dos piores na lista dos EUA, por causa das condições deploráveis em que o presos vivam. No ano de 2000 foi iniciado o projeto para transforma-lo em um hotel de luxo.
Segue abaixo lista de outros hotéis presídios pelo mundo:
Lloyd Hotel, Amesterdão, Países Baixos
The Old Mount Gambier Gaol, Mount Gambier, Austrália
Langholmen Hotel, Estocolmo, Suécia
Karosta, Liepaja, Letónia
Celica, Ljubljana, Eslovénia
Four Seasons, Istambul, Turquia