Como estamos passando por essa fase de vicio no esporte por causa das Olimpíadas em Londres separamos alguns projetos do que podemos chamar de Arquitetura Esportiva para avaliarmos e admirarmos como funciona a imaginação de um arquiteto diante das necessidades nessa área.
Vamos começar com que nos pertence: A Arena Fonte Nova
Depois de um acidente 2007 onde parte da arquibancada do estadio cedeu, a carta de demolição do estagio foi assina e a previsão de um novo, que abrigaria jogos da Copa de 2014 já estava a caminho.
O estadio tem capacidade para 50mil pessoas e assentos cobertos distribuídos em três níveis de arquibancada.Possui ainda cerca de 70 camarotes, dois restaurantes panorâmicos com vista para o campo e para o Dique do Tororó, aproximadamente 2 mil vagas de estacionamento, espaço cultural, lojas, praça de alimentação salões de negócios e cerca de 81 sanitários. Para os deficientes físicos foram previsto 12 elevadores, área para cadeirante nas arquibancadas e banheiros adaptados.
O Projeto é do arquiteto Diógenes Rebouças que passou pela seleção lançada pelo Governo do Estado. O Partido Arquitetônico tomado foi o formato de ferradura que pertencia ao antigo estadio. Mais agora o estadio possui alem do grande raio de construção também esta bem mais alto que o antigo.

Maquete da Nova Arena Fonte Nova